Programa de Educação Tutorial Nutrição - UFBA

PET Nutrição

Escola de Nutrição da UFBA recebe participantes do Projeto MOCA para Oficina: “Produção de massas frescas e molhos”, com participação do PETNUT-UFBA

O Movimento Cultural de Águas Claras (MOCA) é uma organização social autônoma criada em 2015 por lideranças comunitárias que visa desenvolver diversas ações socioeducativas e culturais tendo em vista o fortalecimento da organização comunitária e a superação da exclusão social existente no bairro. Essa organização tem realizado, em parceria com a ENUFBA, o projeto social: "Produção de alimentos saudáveis com geração de renda e participação de mulheres na organização comunitária (MOCA)”. 

Tal projeto foi idealizado pela comunidade no intuito de auxiliar mulheres da da comunidade, que encontram-se em situação de vulnerabilidade diante do atual contexto político, sócio histórico em que vivem. Para tanto, busca-se promover alternativas de geração de renda através da produção de alimentos saudáveis. 

Somando esforços para o alcance deste objetivo, a Escola de Nutrição têm articulado docentes e discentes de diferentes grupos - participantes do AlimentAção - Programa de Extensão da ENUFBA, do grupo de pesquisa Segurança Alimentar e Comércio Informal de Alimentos - SACIA e do PETNUT-UFBA, que participam da realização de atividades e trocas de saberes. Tal articulação se dá no contexto do projeto de extensão “Partilha de saberes e experiências sobre Boas Práticas, Aproveitamento Integral dos Alimentos e Desenvolvimento de Produtos” , coordenado pela Profa Dra Lílian Lessa.

As atividades programadas acontecem aos sábados pela manhã na própria comunidade de Águas Claras, seguindo a programação do projeto. Dentre os conteúdos programáticos incluem-se atividades teóricas e práticas como “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, “Boas práticas de higienização”, “Técnicas de conservação de alimentos”, “Preparação de bolos”, “A cozinha como fonte de renda: elaboração de rótulos", dentre outras. Os encontros são organizados no formato de Oficinas e se constituem em momentos de realização das preparações e compartilhamento de saberes.  

Mas no dia 04 de junho de 2022, a atividade foi realizada no Laboratório de Prática da ENUFBA, onde as participantes puderam vivenciar a atividade em campo e aprender sobre técnicas gastronômicas, com aula sobre produção de diferentes tipos de massas frescas e molhos. Nessa ocasião, além dos participantes frequentes no projeto, a  atividade contou com a colaboração da Gastrônoma Ana Carolina Thomaz, que conduziu a aula da semana. 

Portanto, o projeto surge como uma oportunidade de compartilhamento  de experiências e aprendizados entre a comunidade e todos os envolvidos, além disso, permite que petianos e petianas  vivenciem o pilar da extensão, que faz parte do planejamento de atividades desenvolvidas  pelo PETNUT.